terça-feira, 10 de maio de 2011

Botas desse Inverno

A menos de três meses do Inverno 2011, o calçado característico da estação – a bota -, já está adornando as vitrinas. A miscelânea é a principal fonte de tendências da temporada a partir dela tudo tornou-se possível.

VEJA TAMBÉM:
Estilos de botas militares para o inverno 2011

Soa um pouco cansativo reiterar sobre o quanto as décadas de 50, 60 e 70 influenciaram as tendências das próximas estações, que por mais cíclica que a moda seja, desde o Verão 2011 tem “batido nessa tecla”. O estilo delicado e feminino fiftie ao mesmo tempo ríspido pelo aspecto militar do início da década esteve presente em ankle boots, modelo que resistiu às novas aspirações do mercado, e se adaptou de forma exímia ao verão com modelos mais abertos.




Em geral as botas de cano curto são as mais abordadas na estação, excelentes para mesclar com vestidos, ainda na tendência fiftie. Para a temporada os modelos apresentam amarrações, e em alguns casos solado tratorado, que aliado ao salto meia pata torna o calçado pesado. Uma cartela de cores mais escura segue no mesmo ímpeto reforçando-o. Mas o modelo requer atenção, já que ressalta o tornozelo. Outra evidência foram os saltos amadeirados e salto wedge.

A textura em união à animal print continua como must have nas botas de Inverno 2011, principalmente a croco (crocodilo) e a cobra, que entram na estação substituindo a pele de onça – já está saturada, pela forte disseminação -, além de couros exóticos como de peixe, avestruz e arraia. A miscelânea também incorpora vários tipos de couro e peles de animais no mesmo calçado.



A camurça foi utilizada em abundancia nas botas, se insere na tendência seventie, com mocassins abotinados, salto quadrado e franjas. As cuissades (botas acima dos joelhos) confeccionadas com o material são modelos mais ousados que caracterizam bem a década de 70 e o estilo boho chic, principalmente as com amarrações frontais.

As botas de cano longo também sofreram influências da equitação, com modelos montaria, de cano mais justo, com fivelas e recortes curvilíneos. O couro surge na tendência com aspecto envelhecido ou fosco. Já as open boots são modelos com ciclo de vida maior, dá para arriscar o uso no verão, e caem bem com roupas formais e informais. A cartela de cores das coleções são mais neutras, com variações de camel, mostarda e preto; mas algumas marcas arriscaram em tons vibrantes como o vermelho.

Os acessórios da temporada estão mais trabalhados, embora o inverno tende a ser mais sóbrio. Na voz da cantora Nancy Sinatra, “these boots are made for walking”, ou seja, estas botas são feitas para andar; deixando implícito que mesmo em uma produção despojada as botas realçarão o Inverno 2011.

Nenhum comentário: