domingo, 20 de junho de 2010

Copa do Mundo sem emoção e torcida, não existe. O evento que move multidões sempre causa euforia e mesmo os torcedores menos fervorosos, ficam apreensivos esperando pelo gol e pela vitória.

As mãos suam frio, dá vontade de chorar e na hora que a bola entra (ou não!), haja coração. Durante a Copa de 2006, uma pesquisa realizada pela Universidade de Munique, na Alemanha, demonstrou que o risco de ataques cardíacos entre os alemães triplicava durante os jogos da Copa.

As mulheres sofreram menos, mas também tiveram um aumento no número de ataque cardíaco, cerca 1,8 vezes a mais do que em períodos sem jogos.

O problema é tão grave, que nesta Copa, a Sociedade Brasileira de Cardiologia vai realizar uma pesquisa semelhante a da Alemanha e medir a influência de um jogo dramático de futebol sobre a saúde dos torcedores, durante as partidas da Copa do Mundo de 2010.

O total de eventos cardíacos do mês de junho e sua gravidade serão correlacionados com crises de arritmias, angina, infartos e derrames durante os jogos na África do Sul. Para te ajudar a manter a torcida a todo vapor, o Minha Vida, com a ajuda da nutricionista da Unifesp e da Fundação Uniban, Ana Maria Figueiredo Ramos, separou uma lista com 10 alimentos que vão blindar seu coração: "a alimentação é fator primordial para quem quer manter o coração saudável. Pouca gordura e muita fibra ajudam a mantê-lo longe de doenças cardíacas", afirma a especialista.



Farelos e cereais integrais: Ajudam a prevenir a prisão de ventre e a diminuir as taxas de colesterol no sangue. Reduzem o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago) e fortalecem o sistema imunológico.

Nenhum comentário: