quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dicas para fazer Fondue

Queijo, carne ou chocolate, qual seu fondue predileto?

Em São Paulo, 17 (AE) - A chegada do inverno incentiva o consumo de alimentos e utensílios que combinam com o clima da estação. É o caso dos aparelhos de fondue, cujas vendas têm crescido significativamente nas últimas semanas. Porém, antes de comprar é preciso conhecer as características de cada produto e saber preparar a iguaria originária da Suíça.

A maioria dos aparelhos de fondue oferecidos no mercado são tanto para carne quanto para chocolate e queijo. Mas o consumidor deve prestar atenção na hora da compra para não fazer uma escolha equivocada. Além disso, há produtos aquecidos à base de álcool e os elétricos.

Anna Meireles, proprietária do restaurante Konstanz, em Moema, região sul de São Paulo, afirma que o prato preparado com queijo é o mais tradicional, porém o consumidor no Brasil elegeu seus favoritos como sendo o de carne e o de chocolate. Ela explica que as melhores panelas para preparar fondue são as de aço inox ou de tefal (antiaderente). Mas ela prefere as de ágata, que são mais indicadas para o uso comercial.

Aparelhos que são aquecidos por meio da queima de álcool são os mais comuns. O álcool em gel é aconselhado para os fondue de queijo e chocolate, por produzir uma chama mais fria. Já o álcool líquido 95º é melhor para esquentar o óleo para fritar carne.

Apesar de ser relativamente novo no mercado, o aparelho elétrico tem ganhado espaço. Geralmente com termostato, o produto ajuda o consumidor a controlar o cozimento dos alimentos.

Na hora do preparo, eleja carnes mais nobres para preparar os fondues de carne. As mais aconselhadas são filé mignon, patinho e alcatra, que devem ser cortados em cubos e salgados levemente antes da fritura. Quando a escolha for de queijo, é interessante levar em conta as dicas de Anna. "O ideal é deixar a chama da espiriteira (onde a chama é produzida) não muito perto da panela", afirma ela.

Nenhum comentário: