segunda-feira, 28 de junho de 2010

Decoração-Moveis,Reformais, etc...

Sala de Estar

Historicamente, a sala de estar era o lugar onde se expunham as relíquias da família. "Pela sala, dava para a visita sentir o poder da família, a sua importância social e política", diz o coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo, Jéthero Cardoso de Miranda. Mais tarde, a sala se tornou um local de convivência e "essa sala recebeu a televisão, que está ganhando ainda mais espaço com a chegada da TV digital", diz o professor.

Tendência em 2010

Para a decoradora Ana Maria Guimarães de Vieira Santos, responsável pelo projeto da sala de estar, do evento Casa Cor 2008, o que se procura agora para a sala é praticidade, conforto, beleza e uma mistura do contemporâneo e do antigo.




O designer chama a atenção para os novos painéis e outras peças que surgem em grande quantidade no mercado para receber os novos televisores. "Como a TV passou a ser um painel, ela foi para a parede. Os painéis de madeira são então usados porque as casas não costumam ter tomadas nessa altura. O painel esconde a fiação", explica a arquiteta Vera Gonçalves. Também para acompanhar a televisão, sofás confortáveis, reclináveis, chaise longues e pufes para os pés são cada vez mais procurados.

Para um visual clássico na sala, os mais explorados são os tons de cáqui. "Mas a cor atual é o 'purple' (um roxo azulado)", diz Sasson. Ela pode ser usada em objetos ou em uma das paredes, sendo as outras mais claras. Paredes pretas também são tendência.




Tapetes artesanais, de algodão, sisal, tiras de couro e até garrafa pet, são os que mais entram, segundo Sasson e Vera. Quanto a cortinas, "a Luxaflex traz novidades em termos de misturar persiana com tecido fino, fica bem interessante", diz a arquiteta.

Dicas

A sala é um ambiente de convívio social. Deve agradar a todos os moradores e estar em harmonia com o estilo do resto da casa. Apartamentos com menos de 200 m² devem ter móveis baixos, já que, segundo Sasson, os altos "fecham o ambiente". Se a sala é pequena, "vidros com cor, espelhos, qualquer coisa que tenha reflexivo dá a impressão de profundidade", explica o designer.

"Use capas de algodão ou linho nos sofás, assim elas poderão ser lavadas sempre sem ficarem com a aparência de velhas", indica a decoradora Ana Maria, "e use e abuse de plantas, velas e flores".

Ela também aconselha que se faça um espaço para as bebidas, como uma mesa bar, "que pode ser simples e bem transada", diz. Quanto à iluminação da sala, ela recomenda evitar o excesso de spots no teto, "a luz indireta cria ambientes mais românticos e aconchegantes".

Quarto
Quem já visitou os apartamentos construídos na última década sabe que a nova arquitetura privilegia salas, mas aposta em quartos muito pequenos. "Muitas vezes, se o ambiente recebe uma cama de casal maior do que a padrão, não comporta um armário", diz Maria Lúcia Goulart, coordenadora do curso técnico de design de interiores do SENAC São Paulo.

Alguns truques são necessários ao decorar o quarto, para ganhar espaço. Instalar um armário de porta corrida, por exemplo, é uma ótima saída. Araras penduradas na parede e prateleiras são outras opções.

"Ao escolher o piso, opte pelo de madeira. Piso frio não é bom para a área íntima, por causa das baixas temperaturas. Carpete também pode ser complicado, pois é difícil de limpar", acrescenta Maria Lúcia.

abril.com.br 

Segundo a especialista, a última feira de design de Milão, uma das mais respeitadas do mundo, mostrou que as inspirações nos anos 70 estão com tudo na decoração dos quartos. "É uma combinação sóbria e, ao mesmo templo, psicodélica. A parede pode ter uma cor única, mas os objetos e móveis são coloridos.

Ao pintar o ambiente, escolha cores calmas, que ajudam a acalmar e melhoram o sono, como o palha. Dê um toque de alegria na decoração. "Almofadas combinam muito bem com o quarto. Jogue-as em cima da cama para decorar", diz Maria Lúcia.

Cortinas também são uma excelente opção para deixar o ambiente íntimo e acolhedor. "O quarto tem de ser um local para se sentir protegido. Quanto maior o número de objetos que passam esta sensação, melhor."

Cozinha

Dos anos 1970 aos 1990, as cozinhas obedeciam à concepção moderna de espaços privados mínimos. Compactas, acabavam privilegiando o forno de microondas a um fogão sofisticado. Já no início do nosso século, elas começaram a receber status diferenciado na casa e, hoje, as cozinhas se ampliam, derrubam paredes e convidam o dono da casa a confraternizar com os amigos.

"Deixa de ser a cozinha da empregada, uma área de trabalho, para se tornar uma espécie de sala e até se integrar à sala", diz Jéthero Cardoso de Miranda, coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo.

"Com a cidade mais inóspita, os preços caros, a violência, o trânsito, a falta de lugar para parar o carro e a Lei Seca, as pessoas acabam privilegiando os espaços residenciais", explica. E como a sala está ocupada pela televisão, a cozinha ganha revestimentos mais nobres, equipamentos de alto luxo e se torna cada vez mais um lugar propício às reuniões.

Tendência em 2010

"Armários mais baixos, que não vão até o teto, pintura auto-brilho para as paredes, uso de cores, e o branco continua", diz Simone Goltcher, designer de interiores que produziu a cozinha do Casa Cor 2008. "Muito vidro, vidro acidato e argentato (temperados opacado e opacado espelhado), novas articulações para os armários e portas de correr de vidro e emolduradas com alumínio", acrescenta a arquiteta Vera Gonçalves.

A sofisticação e a praticidade são tendência. No ambiente do Casa Cor, Simone optou, por exemplo, por "gavetas de toque". Sem puxador, elas funcionam pelo sistema "servo-drive" e podem ser abertas mesmo estando as duas mãos ocupadas. Puxadores embutidos, que evitam esbarrões e são mais discretos, também estão sendo cada vez mais usados, segundo ela.

Para a bancada molhada da pia, é a vez do Corian, um material sintético sem emendas, e, portanto, bastante higiênico, que imita o mármore. Entre a bancada e o armário, Simone ressalta o atual uso do inox, como revestimento de parede.


Bancada feita com o material Corian, bonito e de fácil limpeza

Chega da Itália a aposta na cor amarela para mesa e utensílios. Simone acha difícil que a moda pegue no Brasil, por ser muito ousada, mas algumas marcas já investem nessa linha e também na de eletrodomésticos vermelhos. Pratos de melamina (100%), leves e inquebráveis, também fazem parte dos novos produtos e são tendência mundial.


Eletrodomésticos da marca Oster apostam no vermelho

Estilo

Simples e acertado, o estilo de linhas retas da cozinha italiana ainda é um dos mais utilizados. Mas agora cresce também o número das chamadas cozinhas gourmet. Integrar a cozinha a outro ambiente, que tanto pode ser a sala de jantar quanto qualquer outra área social, abre as possibilidades de utilização do cômodo.

A divisão pode então ser feita com a aplicação de pisos diferentes ou, por exemplo, a instalação de uma ilha. Para quem gosta de cozinhar, esse tipo de bancada, com fogão cook top acompanhado de uma coifa de teto, é uma das principais tendências para a cozinha.

Dicas

Toda cozinha deve ser fácil de limpar, prática e, na medida do possível, ampla. O ideal é usar cores claras nas paredes. Para dar mais charme, pode-se optar por pastilhas no revestimento, que continuam em alta.

Simone Goltcher também aconselha dividir a cozinha em duas partes, uma operacional e outra social. Usando a "técnica do triângulo fogão-pia-geladeira e uma copinha do outro lado", chega-se a um ambiente agradável e organizado. A técnica serve apenas para cozinhas maiores, assim como a tendência elegante dos armários pretos.

Economias

Para cozinhas menores e uma decoração de baixo custo, prefira uma base branca e neutra. Depois, é só investir em acessórios, cores e portáteis diferentes. "Não tem como errar com esta combinação", diz a designer de interiores.
Novos equipamentos de exaustão tiram do ar o cheiro <br>de gordura, permitindo que as pessoas continuem no local

Reformas

Para a maioria das pessoas pensar em fazer uma reforma em casa já gera uma enxaqueca daquelas. Mas, segundo Maria Lúcia Goulart, coordenadora do curso técnico de design de interiores do SENAC São Paulo, o segredo para passar ileso pelo processo é planejar muito bem as mudanças, e com muita antecedência. Quem planeja não perde tempo com problemas pequenos

"Em primeiro lugar, o dono da casa precisa se questionar sobre as reais necessidades de mudanças nos ambientes", diz. Anote em um papel as reformas que deseja fazer, em ordem de importância. Reflita sobre o que pode ser descartado, ou se todas as mudanças são extremamente necessárias.

O ideal é então contratar um profissional do ramo, que vai montar um 'layout', ou um desenho, de como ficará a casa no futuro. "Antes de começar a quebrar tudo, o desenho deve estar completamente aprovado pelo proprietário. Não há nada pior do que começar uma reforma e, depois, mudar tudo. Geralmente, o barato sai muito caro", alerta a especialista.

A reforma, então, começa sempre pelo piso. Depois, trabalha-se a parede e o teto. "O ideal é fazer ao menos três orçamentos antes de começar, incluindo mão de obra e material. Assim, não há perigo de pagar muito mais caro para realizar o processo."

Banheiros

Cada vez mais destacado na casa, o banheiro, que antes era apenas funcional, tornou-se um sofisticado ambiente de estar. "É o único lugar onde você tem privacidade, na arquitetura contemporânea. É onde você recupera as energias e se reorganiza", diz o coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo, Jéthero Cardoso de Miranda.

Maiores e mais acolhedores, os banheiros modernos contam com uma infinita variedade de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas de vidro e pedras, além de outras novidades do mercado.

Tendência em 2010

O revestimento do banheiro pode ir até a metade da parede ou somente na área do box, mas já não se usa mais o revestimento completo. "Na parte seca, você pode colocar uma tinta ou papel de parede, que fica espetacular", diz Rodrigo Hunnicutt, que montou o banheiro feminino do evento Casa Cor deste ano, junto com Fábio Freire.

Ele também aconselha trazer a vegetação para dentro do banheiro, com vasos de plantas ornamentais. "Eles ajudam a quebrar o ar polido e frio", diz o arquiteto.

Maria Fernanda Scabia, arquiteta responsável pelo banheiro masculino do Casa Cor 2008, junto com Fernanda Coifman, destaca três novos materiais para o banheiro capazes de deixar este espaço ainda mais diferenciado:

- Superfícies resinadas (LG Hi-Macs ou Corian);

- Vidro com estampas, desenhos e texturas, "uma novidade que está trazendo o vidro para além do box, podendo ser usado para revestir paredes, pisos e tetos";

- Placas da Mosarte "que misturam pedras e outros materiais em cortes diferenciados, com cristais Swarowsky, palha, espelho, hologramas, etc. A aplicação é fácil e o efeito é realmente maravilhoso", diz ela.


Hidro Spa Bora Bora: televisão com DVD e 25 jatos de água

Além dos novos materiais, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada ao conforto, "e dá um aspecto hi-tech super prático e interessante". Maria Fernanda cita algumas das regalias elétricas:

- Aquecedores de piso e de toalhas
- Desembaçador de espelhos
- Sistema de som integrado com o resto da casa
- Iluminação em "cenas", para diferentes utilidades do banheiro
- TVs em trilhos, que garantem boa visibilidade de qualquer ponto do banheiro
- Chuveiros e banheiras com iluminação de leds
- Temperatura de água coordenada à distância
- Sistema de enchimento de banheira à distância, pelo celular, por exemplo 

Dicas





"O banheiro precisa de uma área para relaxamento, como uma banheira e também de um local de apoio, para se sentar. Os espelhos são muito importantes, iluminação lateral adequada é fundamental", indica Hunnicutt.

Maria Fernanda dá outras dicas:

Para banheiros pequenos

- Troque o bidê por uma ducha higiênica
- Utilize cores claras nos revestimentos
- Revestimentos iguais no piso e na parede dão a sensação de ampliar o espaço
- Coloque espelhos grandes
- Faça um gabinete funcional, de preferência fechado, pois esconde a possível desorganização que decorre da falta de espaço
- Use louças claras

Para banheiros grandes

- Cuba dupla é sempre funcional e fica mais bonito
- Cesto de roupa suja no gabinete é funcional e esteticamente melhor do que os cestos aparentes
- Abuse das cores
- Banheira deve ser separada do box, para a sua melhor conservação
- Se não houver banheira, o box pode ter dois chuveiros
- Box com roldanas aparentes e ralos ocultos dão um ar mais moderno e hi-tech para o ambiente 

Economias

Se o banheiro é pequeno, "não use faixas, trabalhe com placas grandes de azulejo assentadas na horizontal, box até o teto e tinta do lado de fora da área de vapor", recomenda Hunnicutt.

Já Maria Fernanda aconselha utilizar como base revestimentos e louças de tons neutros. "Existem porcelanatos e cerâmicas com ótimo custo-benefício. Para um charme extra, coloque acessórios diferentes. Se quiser acrescentar cor, deixe que as toalhas façam esse papel, porque podem ser facilmente trocadas", diz ela.


Um comentário:

Cadeira e Mesa disse...

Réplicas de Moveis em SP,O Artificie Américo Neves atua a 43 anos em SP,junto com um grupo selecto de Artesãos executando peças unicas com exclusividade sob encomenda,replicas de estilo,releitura e reedição de moveis de época e assinados.
Américo Neves Art Design em Interiores tem uma vasta selecção de centenas de itens de série produzido no Velho Mundo mobiliário diferentes e exclusivos so executados sob encomenda em SP.As peças são customizadas com o tipo de ferramnetas e técnicas usadas a centenas de anos,cada coleção e trabalhada por verdadeiros Artificies.Nada e feito numa linha de montagen criando,assim,exclusivamente a reprodução maravilhosamente impecavel o acabamento quase chegando a autênticidade.Via Mundo Nossas coleçôes são feitas de Jequitibá madeira nova certificada pelo (DOF) excepcionalmente tratados com uma nova técnica brasileira,como a técnica eupéia.
Visite nosso Ateliê e traga seu projeto,aqui ele é unico e exclusivo.

Peças unicas quase chegando a autenticidade. Estamos orgulhosos do nosso acabamento e estilos que são tão belamente confeccionados a tornar praticamente impossivel distingui-los dos originais.

Trabalho com móveis clássicos,reproduções,cópias,restauros,de vários estilos,móveis entalhados a mão,poltronas ,camas,mesas,aparadores,bancos,banquetas,espelhos tudo entalhado a mão,enfeites de paredes entalhados,em vários estilos luiz xv,luizXVl,barroco,regencia,italianos,vitorianos,apliques de madeira,entalhes em geral ,restauração,reprodução,cópias de móveis clássicos,pintura,tapeçaria,madeira. AAAAAA BANCOS ENTALHADOS,ESPELHOS ENTALHADOS,MESAS ENTALHADAS, POLTRONAS ENTALHADAS,CADEIRAS ENTALHADAS,APARADORES ENTALHADOS,PORTAS ENTALHADAS,ENTALHES EM MADEIRA,ENTALHES EM CADEIRAS,ENTALHES EM ESPELHOS,ENTALHES EM GERAL.


http://www.americonevescadeiras.com.br/
http://www.americoneves.com