terça-feira, 15 de junho de 2010

Decoração

CORES E PINTURA

Verde e azul: use esta combinação tranquila em salas e quartos

Cor da natureza por excelência, o verde transmite esperança, alegria e fertilidade. Já o azul traz paz de espírito e tranquilidade. Com intensidades diferentes, as duas cores tingem paredes, acessórios, tapetes e móveis, provocando efeitos inspiradores. Para uma atmosfera vibrante, basta mesclá-los ao pink e ao laranja. Veja na nossa galeria exemplos de ambientes luminosos, serenos e aconchegantes. E para dar um toque de paixão, não deixe de conferir boas ideias para usar o vermelho na decoração.

sala de jantar


sala de jantar

Sala de jantar


Sala de jantar: sete projetos e vários estilos


Conversa
Equilibrar linhas retas e curvas foi o propósito do designer de interiores Felipe Alcici ao criar uma mesa oval de 2,70 m de comprimento para esta sala de jantar. “Além de suavizar as peças retilíneas, o formato permite que todos se vejam”, diz. Feito de freijó, o móvel é valorizado pela parede cereja, tom preparado na obra. Cadeiras da Etel Interiores, lustre da La Lampe, gravuras da Papel Assinado e da Arterix e aquarela de Lidia Lisboa.




Encontros semanais
Integrada ao estar, esta sala de jantar é usada todo fim de semana para receber família e amigos. “Sugeri um ambiente que pudesse ser aproveitado sem preocupação”, diz a arquiteta Camila Benegas, da Szabó e Oliveira Arquitetura. Daí a escolha do tapete cinza (By Kamy) e de superfícies fáceis de limpar, como a mesa de laca (Micasa). Na cabeceira, a cadeira Louis Ghost (Kartell) traz leveza. Cadeiras de madeira de Fernando Jaeger e vasos da Benedixt.



Cor em evidência
Herança da moradora, as cadeiras Tião, criadas por Sergio Rodrigues em 1959, são o ponto alto desta sala de jantar. “Mandei forrá-las de camurça sintética laranja para alegrar o ambiente”, conta a arquiteta Zize Zink, autora da decoração. O tecido é da Regatta. A fim de acomodar as seis peças, Zize projetou a mesa redonda de 1,80 m de diâmetro, com base laqueada e tampo de vidro. Ao fundo, a estante (Móveis Sinai) serve de louceiro. Pendente da Dominici.



Aparador que alonga
A moradora, Joyce Saika, comprou o apartamento na planta. Ao recebê-lo, achou as salas de estar e jantar pequenas e contratou o arquiteto Marcos Peruzzi para equacionar os ambientes. “Desenhei um móvel da largura da área de refeições. Ele cria uma linha horizontal, que acentua a sensação de espaço”, diz Marcos. A peça (Marcenaria Almudena) é intercalada por faixas de espelho. Mesa Saarinen da Artefacto Basic, cadeiras da Dpot.



Formato acolhedor
Durante a reforma do apartamento, o arquiteto Ricardo Caminada abriu o hall do elevador para a sala. Assim, ampliou a área destinada à mesa de jantar redonda (Interni), que tem 1,60 m de diâmetro e acomoda até oito cadeiras. “O formato aproxima os convidados, mas exige um espaço de circulação maior do que um modelo retangular”, afirma. As cadeiras foram forradas de camurça sintética (Regatta). Tela de João Migotto.



Texturas rústicas
Localizada próximo à entrada do apartamento, a sala de jantar ganhou um visual rústico no projeto de Gustavo Calazans. “Cobri a parede de tijolos de demolição e escolhi mesa e banco com um jeito de fazenda”, conta. As peças de madeira (Depósito Santa Fé) ficam recostadas na parede para não bloquear a passagem. O contraponto moderno está nas cadeiras de metal (A Lot Of ) e na luminária (Reka). Quadros da Mônica Filgueiras Galeria.



Mistura de cadeiras
O armário, que já existia nesta sala, sugeria uma decoração comportada. Mas o arquiteto David Bastos, da DB Arquitetos, preferiu quebrar a seriedade do espaço: mandou pintar o móvel de branco (ele era de madeira escura) e selecionou peças com ares descontraídos. Vibrante, a mesa Josephine ganhou a companhia de cadeiras diferentes (móveis da Micasa). Agora o ambiente, entre a cozinha e o jardim, é usado para cafés da manhã e almoços em família.





3 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Tenho uma sala de jantar de ratan com mesa redonda de vidro bisotê e quatro cadeiras. Não sei que tipo de pendente usar sobre a mesa. Poderia me dar uma dica?
Obrigado.

Analu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Analu disse...

Oi. Para um mesa redonda como a sua, eu recomendo sobre ela como infeite um metal quadrado mais moderno para quebrar um pouco,caso sejao desejo uma luminaria o ideal é que armonize com a mesa.